Reunião técnica marca início da nova gestão no Lacen-PA

POR ROBERTA VILANOVA · 1 DE FEVEREIRO DE 2019

A secretária-adjunta da Sespa, Ivete Vaz, visitou, na última quarta-feira (29), o Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), onde foi recebida pelo novo diretor do Lecen-PA, o administrador e farmacêutico Alberto Jorge Júnior, que apresentou a ela todos os setores da instituição.

Segundo Alberto Júnior, esse primeiro encontro teve o objetivo de apresentar a nova diretoria do Lacen-PA e realizar uma conversa técnica inicial com o diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Amiraldo Pinheiro; e com todos os coordenadores estaduais dos programas de controle de doenças de agravos de notificação, uma vez que o Lacen-PA está ligado diretamente à Diretoria de Vigilância me Saúde.

Ivete disse que estava feliz em participar desse primeiro encontro e conhecer todos pessoalmente e reiterou o seu compromisso de estar presente, acompanhando o trabalho de todas as coordenações e equipes da Sespa. “Não teremos um trabalho restrito de gabinete, mas sim de auxiliar e ver de perto tudo que está sendo feito em prol da Saúde no Pará”, enfatizou a secretária-adjunta da Sespa.

Na oportunidade, Alberto Júnior destacou como principais desafios dessa nova gestão, pactuar novos serviços para o Laboratório Central e fazer com que a instituição exerça o seu papel de Laboratório de Referência do Estado do Pará e também da Região Norte. Outro desafio importante apontado por Alberto Júnior é ter uma linha mais direta com os municípios para dar uma agilidade na emissão dos resultados de exames, principalmente, aos pacientes que precisam iniciar ou continuar o tratamento como, por exemplo, as pessoas que vivem com HIV/Aids ou as pessoas que aguardam resultado de exames histopatológicos para fechar diagnóstico de câncer. “Pretendemos, ainda, melhorar os serviços da citologia, ampliar a rede de laboratórios nos municípios, para que nós possamos ser aquele agente que capacita os profissionais e fiscaliza os serviços”, acrescentou o novo diretor do Lacen-PA.

Texto: Roberta Vilanova  (com informações de Caroline Rocha)

Fotos: José Pantoja