Reunião técnica aborda enfrentamento do sarampo no Oeste do estado

Reunião discute ações de enfrentamento do sarampo em Santarém

Vinte e cinco profissionais de saúde de 11 municípios da região Oeste do estado participaram, no dia 1º de abril, em Santarém, de mais uma Reunião Técnica de Enfrentamento do Sarampo, para discutir as ações de contenção do agravo e fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças exantemáticas e a imunização na região, por meio da integração entre a atenção primária e a vigilância epidemiológica, e da busca ativa de casos. O evento foi realizado pelo 9º Centro Regional de Saúde da Sespa, em parceria com o Departamento de Epidemiologia da Sespa e Laboratório Central do Estado (Lacen-PA).

Profissionais de 11 municípios do Oeste do estado participam da reunião

Notificação e investigação de casos, vacinação, coleta de material para diagnóstico, busca ativa de casos e integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária em Saúde foram alguns dos temas abordados pelos técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Coordenação Estadual de Imunizações e do Lacen-PA. O 9º CRS esteve representado pelas Divisões de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Imunizações.

Dados – De junho de 2018 a 29 de março de 2019, foram notificados 358 casos de sarampo no Pará, dos quais 115 foram confirmados, sendo 42 em Santarém, 28 em Prainha, 13 em Monte Alegre, 09 em Belém, 08 em Curuá, 06 em Juruti, 04 em Jacareacanga, 02 em Itaituba, 01 em Alenquer, (01) em Aveiro e 01 em Faro. Até o momento, 9.587 pessoas foram vacinadas durante as ações de bloqueio vacinal a partir de casos suspeitos.

Texto: Roberta Vilanova

 

 

Você pode gostar...