Sespa realizará capacitação técnica sobre a Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará, na próxima terça-feira (10), das 8h às 12h30, no auditório do Centur, a Capacitação Técnica com o tema “Atenção e Vigilância em Saúde frente à Covid-19”, para profissionais de saúde que atuam em estabelecimentos públicos e privados de saúde. As inscrições serão realizadas das 7h às 8h, do dia 10 de março, no local do evento.

A iniciativa integra as ações do Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde referentes ao novo Coronavírus (SARS-CoV2) e tem o objetivo de orientar profissionais de saúde para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de infecção humana pelo vírus SARS-CoV2, de modo a reduzir os riscos de transmissão sustentada no território nacional.

Outras finalidades do evento são atualizar os serviços de saúde com base nas evidências técnicas e científicas nacionais e/ou internacionais; evitar transmissão do vírus para profissionais de saúde e contatos próximos; evitar que os casos confirmados evoluam para o óbito, por meio de suporte clínico; orientar sobre a conduta frente aos contatos próximos; e produzir e disseminar informações epidemiológicas.

A capacitação técnica será ministrada pela diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Ana Lúcia Ferreira, que falará sobre “Vigilância Epidemiológica no Pará”; pela vice-diretora do Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), Valnete Andrade, que abordará sobre “Vigilância Laboratorial”; pela médica infectologista e virologista Rita Medeiros, que explanará sobre “Patogenia e distribuição da Covid-19”; e pela médica infectologista Irna Carneiro, que falará sobre “Manifestação clínica, conduta e prevenção”. A abertura será feita pelo diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Amiraldo Pinheiro.

Importante ressaltar que o além do Comitê Técnico Assessor, que funciona desde janeiro, o Pará mantém em prática o Plano de Contingência Estadual para a Infecção Humana pelo Novo Coronavírus.

De acordo com o Departamento de Epidemiologia da Sespa, até o momento, foram notificados 09 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 05 foram descartados e 04 permanecem em investigação.

Segundo Ana Lúcia Ferreira, a notificação do caso suspeito deve ser feita imediatamente à Vigilância Municipal, assim como a coleta de amostra para análise pelo Lacen-PA e Instituto Evandro Chagas. “É fundamental que os hospitais também busquem identificar imediatamente os contatos do caso suspeito”, acrescentou a diretora da Sespa.

 

As principais medidas de prevenção contra a Covid-19 são: lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 Serviço: As inscrições serão realizadas das 7h às 8h, do dia 10 de março, no local do evento (Av. Gentil Bittencourt Nº 650 entre Quintino e Rui Barbosa)

Texto: Roberta Vilanova

Artes: Daniella Eguchi

Você pode gostar...